O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e Instituto Peabiru lançam edital da iniciativa “Rumo ao ENEM”. O objetivo, é ofertar 150 kits conectividade para auxiliar os estudantes que irão realizar o Exame Nacional do Ensino Médio 2020 (Enem) em Manaus.

Para participar da seleção, as instituições, movimentos sociais ou representantes legais dos adolescentes e jovens em situação de vulnerabilidade social que estão se preparando para o Enem, deverão preencher a ficha de inscrição on-line (formulário).

A ação tem como foco adolescentes e jovens até 18 anos. No entanto, podem ser inclusos jovens até 21 anos e, excepcionalmente, jovens até 24 anos. Sobretudo, aqueles em situação de vulnerabilidade. E também, autodeclarados pretos, pardos, indígenas, adolescentes. Bem como, jovens moradores de periferias urbanas e áreas rurais e pessoas com deficiência.

Após a análise e seleção, os adolescentes e jovens devem assinar um termo de compromisso garantindo a inclusão e acompanhamento das atividades referentes à iniciativa. Desse modo, o termo de compromisso e demais condições podem ser consultados no edital.

A iniciativa integra o Projeto Um Milhão de Oportunidades em que um dos objetivos é dar suporte e apoio por meio do acesso digital para o preparo dos/as adolescentes e jovens ao Enem. Sobretudo, diante do cenário atual de pandemia e dificuldades deles ao acesso a materiais e frequência escolar, mesmo que de forma remota.

Pré-requisitos

Para ser contemplado com o Kit Conectividade é necessário atender ao seguinte perfil:

· Estar matriculado em escola pública cursando o último ano do Ensino Médio ou já ter concluído, mas estiver em preparação para o Enem (*);

· Residir em local no qual haja cobertura de algum sinal de telecomunicação/internet;

· Não dispor de pacote de dados, assinatura ou acesso gratuito à internet;

· Estar inscrito no Enem;

· Viver em família com renda per capita inferior a R$ 178,00;

· Estar engajado em alguma iniciativa comunitária ou engajar-se a partir desta iniciativa;

*Reprodução 

Deixe uma resposta