O pilates é um exercício que trabalha o corpo e a mente, e traz inúmeros benefícios para quem o pratica. Pensando nisso, o Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado da Assistência Social (Seas), oferta gratuitamente aulas de pilates para as usuárias dos Centros Estaduais de Convivência da Família (CECFs) e do Idoso (Ceci).

As atividades acontecem uma vez por semana, com alunas de 17 a 59 anos. Como medida de prevenção ao contágio da Covid-19, atualmente são apenas 15 alunas por aula. O objetivo é garantir mais qualidade de vida para as mulheres.

A professora de Educação Física responsável pelas aulas, Emely Paes da Silva, falou sobre a importância dos exercícios. “O pilates vai muito além de um exercício corporal, ele trabalha como uma prevenção, fortalece o corpo, trabalha o equilíbrio, a força, a concentração e a respiração, além da consciência corporal”, pontua a professora.

A busca pela melhora da postura e dores musculares é o principal objetivo a ser alcançado para quem procura as aulas de pilates.  É o caso da dona de casa Gemairie Fernandes Evangelista, usuária do CECF André Araújo, na Raiz, zona sul. “Eu me sinto muito bem quando faço pilates, porque fico revigorada, vitalizada, desenvolvo a elasticidade. Para mim, o pilates funciona como um exercício completo. Eu me sinto muito satisfeita quando saio daqui”, enfatizou dona Gemairie.

Prevenção – As atividades nos centros de convivência estão retornando gradualmente, como medida preventiva ao contágio da Covid-19. Assim, esses locais ainda não estão totalmente abertos à população, apenas mediante agendamento ou por meio de atendimento remoto.

As aulas de pilates ofertadas obedecem aos protocolos de segurança, com distanciamento social, uso de máscara, álcool em gel e turmas reduzidas. As alunas precisam apresentar ainda o comprovante de vacinação.

Deixe uma resposta