fbpx
- Advertisement -spot_img
HomeAmazonasRio Amazonas ultrapassa recorde e alaga ruas em Parintins

Rio Amazonas ultrapassa recorde e alaga ruas em Parintins

- Advertisement -spot_img

A cheia do rio Amazonas já superou a marca da maior enchente já registrada em Parintins, município distante 369 quilômetros de Manaus, e segue avançando. Nesta segunda-feira (17), o nível do rio alcançou 9,42 metros e ruas principais da cidade registram pontos de alagamento.

Antes, a maior cheia já registrada na região havia sido em 2009. Naquele ano, a marca de 9,38 metros só foi alcançada no dia 17 de junho – ou seja, o recorde de 2021, com quatro centímetros acima da média histórica, foi alcançado com mais de um mês de antecedência.

O rio em situação de transbordamento e com uma enchente fora da média causa uma série de prejuízos.

De acordo com a defesa civil do estado, 47 mil pessoas foram afetadas em todo município. Na cidade, 9 bairros registram pontos de alagamento, o que dificulta o trânsito e obrigada muitos moradores a abandonarem as casas.

Nas comunidades rurais, produtores contabilizam perdas de safras inteiras por conta da inundação das produções.

Parintins ainda está em situação de alerta. Em 2012, outro ano com uma das maiores cheias já registradas na cidade, o município decretou situação de emergência no dia 20 de abril daquele ano. O prefeito era o mesmo, Frank Bi Garcia, que também é o atual gestor do município.

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: