O presidente Michel Temer em viagem pela Argentina, deu uma entrevista na cidade de Mendonça, e disse que o aumento de imposto sobre o Diesel, a Gasolina e Etanol, fazem fazem parte das medidas fiscais necessárias e que a população vai entender, o aumento é sobre o PIS e COFINS ambos ligados aos direitos sociais, PIS:Programas de Integração Social e COFINS: Contribuição para Financiamento da Seguridade Social, por tanto o governo pretende cobrar mais imposto para tampar o suposto rombo nas contas públicas.
Temer disse“Vocês lembram que nós abandonamos logo do começo governo a CPMF, algo que estava o horizonte de todos quando assumimos (…) mas agora levamos a efeito um pequeno aumento que diz apenas ao combustível e não diz respeito ao serviço”, afirmou. “A população vai compreender porque esse é um governo que não mente”, completou, ressaltando que é preciso dizer “exatamente o que está acontecendo”.
Disse ainda que a medida não atrapalhará a retomada da economia. “Pelo contrário, isso (aumento de impostos) é o fenômeno da responsabilidade fiscal. Essa responsabilidade fiscal é que implicou neste pequeno aumento do PIs/Cofins”, destacou.