Certificação do ensino fundamental e médio.

 Exame Nacional de Competências de Jovens e Adultos residentes do Brasil e brasileiros que moram no exterior que não puderam estudar quando mais jovens para concluírem o ensino regular, com idade mínima de 15 anos para provas ensino fundamental e idade mínima de 18 anos para provas ensino médio.

Muita gente costumava fazer o Enem para conseguir o certificado do ensino médio, mas a partir de 2017 isso não será mais possível. Depois de uma decisão do Mec o exame Enem não poderá mais ser utilizado para esse fim e sim o Encceja, que deve se feito por quem ainda não tem o ensino básico, sendo residente no país e brasileiros que moram nos Estados Unidos, Japão, Portugal, Espanha, França e em outros países.

Encceja é um programa do Inep – Instituto Nacional de Estudo e Pesquisas Anísio Teixeira vinculado com o Mec, que tem como responsabilidade publicações de datas de inscrição, datas dos exames e editais, realizações das inscrições e publicações de resultados do Encceja na página Enep/Encceja, onde estão as informações gerais e materiais para estudo grátis com assuntos do ensino fundamental e do ensino médio que podem ser acessados por todos que precisam estudar.

Prova Encceja nível fundamental – são 4 provas objetivas com 30 trinta perguntas cada, que são língua portuguesa, língua estrangeira, arte e educação física; matemática; ciências, história e geografia e também uma redação.

Prova Encceja nível médio – 4 provas objetivas com 30 questões de linguagens, códigos e suas tecnologias; matemática; ciências da natureza e ciências humanas e uma redação.

Inscrições devem ser realizadas no site portal.inep.gov.br/encceja no link Encceja Exterior ou ) ou Encceja Nacional. Todos devem ter o CPF para a inscrição.

Inscrições Encceja Nacional a partir do dia 07 de agosto e terminam dia 18 de agosto de 2017. Para Encceja PPL Nacional as inscrições acontecem de 14 a 25 de agosto 2017.

Prova do Encceja Nacional 2017 está marcada para dia 22 de outubro 2017 e será aplicada em 564 localidades em todo o Brasil.

Fonte: Portal Mec.

Deixe uma resposta