Estão abertas as inscrições para que profissionais da saúde da Grande Florianópolis possam participar como voluntários da pesquisa para uso da vacina tríplice viral para prevenção e redução dos sintomas da Covid-19. O estudo será realizado no hospital da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC).

Para participar, os interessados devem ter entre 18 e 60 anos e trabalhar na área de saúde.

Cada voluntário será testado para Covid-19 antes de iniciar o estudo. Ao todo, o projeto analisará 300 voluntários: 150 receberão, de fato, as doses da vacina e outra metade será tratada com placebo. A pesquisa será iniciada assim que for atingido total de voluntários.

A vacina MMR, conhecida como tríplice viral, previne contra sarampo, caxumba e rubéola. A imunização já faz parte do calendário vacinal no país e não tem contraindicação.

Estudos preliminares apontam que a vacina ativa o sistema imunológico, podendo proteger até contra a Covid-19 e reduzir o impacto do vírus no organismo. É isso que o professor Edison Fedrizzi, coordenador da pesqusa, quer confirmar com a pesquisa em profissionais da saúde, que são mais expostos ao contágio.

A pesquisa envolvendo a vacina MMR é um dos cinco projetos aprovados no edital 6/2020 da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina (Fapesc), que destinou R$ 1 milhão em recursos em dois editais, um para estudos e outro para desenvolvimento de produtos com ação de curto prazo no combate à pandemia e seus efeitos.

CNN BRASIL

Deixe uma resposta