A renovação da CNH (Carteira Nacional de Habilitação) agora pode ser feita pela internet. Em um clique na opção “renovação simplificada”, o usuário vai precisar agendar atendimento presencial. É necessário somente pagar a taxa da clínica médica, fazer o exame e depois pegar o novo documento. A medida é provisória.

Porém, a medida é  específica para as pessoas que fizeram a última renovação nos últimos cinco anos. Nesses casos, a foto e a biometria capturadas anteriormente serão reutilizadas. Desse modo, o usuário não precisa agendar para fazer a renovação presencial da CNH.

“Muitas pessoas, infelizmente, ainda estão agendando para renovar sua CNH mesmo estando elegíveis para realizar a renovação simplificada. É importante reforçar que a renovação presencial, nesse período que a pandemia do novo coronavírus ainda se faz presente, só é necessária para as pessoas que renovaram há seis anos ou mais, ou, ainda, caso queiram atualizar a fotografia da CNH”, explicou o diretor-presidente do Detran-AM, Rodrigo de Sá Barbosa.

A renovação pode ser feita através do site do Detran-AM (detran.am.gov.br) no botão “Pessoa Física”. Caso o usuário não tenha cadastro é necessário fazê-lo e, em seguida, associar o Renach (Registro Nacional de Carteira de Habilitação) presente na CNH.

Todas as CNHs vencidas a partir do dia 19 de fevereiro, mesmo que não tenham sido renovadas ainda, são consideradas válidas. Isso porque o Contran (Conselho Nacional de Trânsito) interrompeu os prazos para a renovação do documento por conta da Covid-19.

*Com informações da Assessoria

Deixe uma resposta