fbpx
- Advertisement -spot_img
HomeAmazonasPrimeiro caso da variante ômicron é confirmado em Manaus, diz FVS-AM

Primeiro caso da variante ômicron é confirmado em Manaus, diz FVS-AM

De acordo com o órgão, o primeiro caso confirmado foi de uma mulher brasileira, de 27 anos, residente em São Paulo. Ela chegou em Manaus após uma viagem de Fortaleza, no dia 21 de dezembro, com sintomas gripais.

- Advertisement -spot_img

O Amazonas confirmou o primeiro caso da variante ômicron, em Manaus, nesta terça-feira (4), segundo a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM). A confirmação consta em relatório de vigilância genômica emitido pelo Instituto Leônidas e Maria Deane (Fiocruz-Amazônia).

De acordo com o órgão, o primeiro caso confirmado foi de uma mulher brasileira, de 27 anos, residente em São Paulo. Ela chegou em Manaus após uma viagem de Fortaleza, no dia 21 de dezembro, com sintomas gripais.

Ao chegar em Manaus, ela realizou coleta no posto de testagem no Aeroporto Internacional Eduardo Gomes, onde testou positivo para Covid-19 e foi orientada para o isolamento domiciliar durante 14 dias.

Ainda conforme a FVS-AM, a paciente tinha sintomas leves de tosse e coriza e com calendário vacinal completo, incluindo a dose de reforço.

Medidas de prevenção

Por meio de nota, a FVS-AM reforçou junto à população a necessidade de adesão às medidas de prevenção não farmacológicas, como usar máscaras faciais, evitar locais fechados e pouco ventilados e adotar medidas de distanciamento social e de etiqueta respiratória, além da higienização das mãos.

De forma rotineira, o Amazonas mantém os Postos de Triagem (realização de testes diagnósticos para COVID-19) nos portos, aeroportos e rodoviária na capital e nos municípios do interior, segundo oórgão.

A FVS-AM também pede que os viajantes que retornaram de países e estados brasileiros onde foram identificados casos da variante Ômicron, informem sua chegada ao CIEVS Estadual através dos contatos de telefone: (92) 3182-8932 e e-mail: cievsam@gmail.com.

Outra recomendação é que seja realizado o exame diagnóstico e mantido, em casos positivos de Covid-19, o isolamento social por 14 dias.

Fonte: g1

- Advertisement -spot_img
- Advertisement -spot_img
Stay Connected
16,985FansLike
2,458FollowersFollow
61,453SubscribersSubscribe
Must Read
- Advertisement -spot_img
Related News
- Advertisement -spot_img

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: