O presidente da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), José Roberto Tadros, recebeu um convite do presidente da República, Luis Inácio Lula da Silva, para fazer parte do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social Sustentável, também conhecido como Conselhão. O primeiro encontro do Conselhão está programado para ocorrer na segunda semana de abril, onde a CNC estará presente.
O Conselhão, que foi recentemente reeditado por um decreto publicado no Diário Oficial da União, tem como objetivo assessorar o presidente da República na elaboração de políticas e diretrizes voltadas para o desenvolvimento econômico social sustentável. O conselho também é responsável por formular indicações normativas, propostas políticas e acordos de procedimento, avaliar propostas de políticas públicas e reformas estruturais, além de articular e mobilizar agentes dos setores econômicos e da sociedade civil para projetos e ações relacionados ao desenvolvimento econômico social sustentável.
O Conselhão é presidido por Lula e tem Geraldo Alckmin como vice-presidente, além do ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República e outras lideranças da sociedade civil e do setor privado, designadas pelo presidente da República para um período de até dois anos. O decreto presidencial destaca que os conselheiros devem ser líderes com experiência nos temas de interesse do Conselho ou que atuem como dirigentes em organizações sindicais, movimentos sociais ou organizações da sociedade civil ou do setor privado.