O Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM), realiza, nesta sexta-feira (29), a entrega de 30 viaturas a Polícia Militar. Na ocasião, será lançado o projeto Ciclopatrulha no Centro da cidade.
A entrega dos veículos faz parte das ações que têm como objetivo o aparelhamento das polícias, com viaturas e armamentos, a fim de reforçar o combate à criminalidade e garantir a segurança da população.
Serão entregues 30 viaturas de modelo Palio Weekend Adventure 1.8 à Polícia Militar, como parte da renovação da frota, que acontece a cada dois anos. Ao todo, serão 103 veículos, desse modelo, entregues para a Polícia Militar e Polícia Civil, capital e interior, até o fim do ano.
[media_image image=”{‹²›attachment_id‹²›:‹²›2326‹²›,‹²›url‹²›:‹²›//amazonassemcensura.com.br/wp-content/uploads/2017/09/cerimoniadeentregadasviaturas.jpg‹²›}” width=”300″ height=”200″ link=”” target=”_self” _array_keys=”{‹²›image‹²›:‹²›image‹²›}” _fw_coder=”aggressive” __fw_editor_shortcodes_id=”6e13d77d8bcb39432e32b570003c5539″][/media_image]
No primeiro momento, receberão as novas viaturas os municípios de Iranduba, Itacoatiara, Manacapuru, Parintins, Nova Olinda do Norte, Careiro Castanho, Novo Airão, Anori, Beruri e Borba, Itapiranga e Anamã.
O modelo Palio Weekend Adventure 1.8 possui motor mais potente que o modelo anterior, além de ser um veículo mais alto, e apropriado para o interior. Possui GSP e sistema de radiocomunicação.
Além do modelo Palio Weekend, as Polícias Civil e Militar receberam, este ano, novas viaturas modelos Chevrolet S10 e Renault Duster Oroch. Com as viaturas entregues no dia 29, somam-se 261 veículos substituídos em 2017.
No fim de agosto, foram entregues 50 bicicletas e acessórios operacionais para ampliação do projeto Ciclopatrulha. O projeto, que já é realizado na praia da Ponta Negra, Bairro Ponta Negra, zona Oeste, será estendido para o Centro da cidade.
A Polícia Militar realizou este mês de setembro a capacitação dos policiais que farão parte do ciclopatrulhamento no centro de Manaus. A capacitação envolveu proteção pessoal, transposição de obstáculos, abordagens, noção de policiamento turístico e comunitário, e prática de tiro após desembarque.
O policiamento de bicicleta em locais públicos e de grande circulação de pessoas visa coibir a prática de delitos de forma rápida, em especial furtos e roubos, aumentando a sensação de segurança da população.
Investimentos – O Governo do Amazonas já entregou para o Sistema de Segurança Pública três helicópteros, munições, armamentos não letais, e de menor poder ofensivo, como granadas de efeito moral, gás lacrimogênio, de luz e som, munições de impacto controlado (balas de borracha), spray de pimenta e outros, para repor os materiais que já foram utilizados, sobretudo, nos presídios, e mais 50 bicicletas para ampliação do projeto de Ciclopatrulha no Centro da capital.
Fonte: Assessoria de imprensa da Policia Civil.
Foto: Reprodução.