Na noite de terça-feira 29, dois assaltantes disfarçados de estudante entraram na escola estadual Antônio da Encarnação Filho no bairro Lirio do Vale e fazem arrastão em escola.
Os estudantes preferiram não ser identificados por medo de represálias. Uma das estudantes, de 18 anos, que estava na turma assaltada, disse que os dois entraram na escola, fingindo ser estudantes novatos na instituição. De acordo com a estudante, um dos homens estava trajando uma farda do colégio e o outro estava usando uma blusa branca que também é aceita como uniforme para quem ainda não possui a farda da escola.
“Eles entraram e sentaram em uma das mesas do refeitório (da instituição). Ficaram nos olhando e conversaram ainda com alguns estudantes”, afirmou a aluna, acrescentando que os criminosos passaram, pelo menos, dez minutos sentados, no refeitório da escola, próximo ás salas de aula.
O professor fazia a chamada quando a dupla criminosa invadiu a sala. De acordo com as vítimas, um dos assaltantes entrou, apontando a arma para o professor e para os estudantes. Um dos bandidos ficou na porta da classe, com a arma na mão, e o outro pegou os celulares dos estudantes. Um dos alunos tentou não entregar o telefone e levou um empurrão.
Após roubar os celulares da turma, os criminosos fugiram, em direção a quadra de esportes da escola, e pularam o muro dos fundos da instituição. Pelo menos quatro estudantes afirmaram acreditar que alunos da escola deram cobertura à ação dos bandidos.
Os casos de assaltos a escola tem se tornado mais constantes após a retirada dos seguranças de empresas terceirizadas que faziam a proteção das escolas, eles foram substituídos por câmeras e sensores de presença, o que no caso não tem surtido o efeito desejado. Tentamos contato com a secretária de educação SEDUC responsável pela escola, via telefone porem as ligações não foram atendidas.
Fonte: Redação