A Secretaria de Segurança Pública do Amazonas (SSP-AM) divulgou na quarta-feira (16) números de assaltos a linhas de ônibus do transporte público e destaca as ações diárias que têm sido feitas para coibir esse tipo de crime em Manaus. As ações envolvem a SSP-AM e os demais órgãos de segurança do Estado, como Polícia Militar, Polícia Civil e Detran.
A SSP-AM informa que o diálogo está constantemente aberto para todos os segmentos do transporte e ressalta que, apenas as ações do Sistema de Segurança, que já vêm sendo feitas, como o monitoramento das rotas e a prisão de suspeitos de assalto, não são suficientes para combater de vez esse tipo de crime.
Mesmo com a prisão de 653 acusados de roubo a ônibus neste ano, fruto de ações das polícias Civil e Militar e da própria SSP-AM, os assaltos aumentaram 30% em relação ao mesmo período do ano passado.
O número demostra que são necessários união e engajamento de todos os órgãos para que as reduções sejam mais expressivas e para que os trabalhadores deixem de sofrer com esse crime.
União inclusive da Prefeitura de Manaus, que é o órgão responsável pela concessão das empresas de transporte público, e das empresas que podem contribuir com a instalação de equipamentos modernos, como câmeras de segurança.
Diariamente, a Polícia Militar, que teve a maioria da sua frota de viaturas renovada, está nas ruas atuando no policiamento ostensivo, fazendo a Operação Catraca, onde é realizada a maioria das prisões, convertidas em flagrantes pela Polícia Civil.
A SSP-AM destaca que não há solução gratuita, e que é preciso urgente o interesse e a contrapartida das empresas. Na tarde desta quinta-feira (17), a SSP-AM se reúne com diversos representantes do transporte público, inclusive o Sindicato dos Transportes Especiais, no sentido de discutir sobre o tema e encontrar as novas soluções específicas para o problema
Fonte: SSP-Am